Plano de aula (na perspectiva da educação patrimonial)
Duração da aula: 3horas
Ano: 4°, antiga terceira série.
Objetivos: Compreender a história da escola e do bairro em que a mesma está inserida.
Identificar a religião e os costumes deste bairro.
Se perceber como individuo atuante na história.
Preservar os monumentos e a história do bairro.
Conteúdos: Temporalidade e monumentos históricos.
Recursos: Cartolinas, quadro, papel oficio, lápis hidrocor, régua, fotos.
Avaliação: Será realizada ao decorrer das atividades desenvolvidas principalmente através das produções dos alunos desde a elaboração do questionário à construção dos cartazes e da produção do texto.
Procedimentos: Na aula anterior os alunos serão indagados quanto às mudanças que ocorrem no mundo e principalmente das mudanças que ocorrem na socidade lembrando que a mesma não foi sempre da forma que se encontra hoje, nos basearemos nas seguintes indagações; A nossa escola tem história? No nosso bairro houve mudanças?Quem pode nos proporcionar informações importantes sobre nosso bairro? O que podemos preservar no nosso bairro? O que são monumentos históricos?
Juntamente com os alunos será elaborado um questionário para ser aplicado com os moradores mais antigos do bairro, o mesmo poderá conter as seguintes perguntas: Faz quanto tempo que você mora no bairro, como era o bairro assim que você veio morar nele? Qual era a religião?Em que as pessoas trabalhavam?Tinha escolas e como elas eram? Se o entrevistado tem alguma foto antiga. (esta atividade será realizada em dupla)
Primeiro momento: Os alunos trarão o questionário, ajeitaremos a sala em forma de circulo e em seguida os alunos socializarão os dados coletados no questionário, e o professor vai fazendo as intervenções necessárias, em relação à fundação da escola,
do bairro,a forma de trabalho a religião e as mudanças .
Segundo momento: O professor fixará no quadro fotos de diferentes momentos da história do bairro e dos monumentos históricos para que os alunos observem e compreendam que a história tem diferentes momentos e fases sendo os próprios alunos sujeitos ativos nesta construção de mudança.
Terceiro momento: Separar os alunos em dupla e pedir para que os mesmos ilustrem e alaborem um pequeno texto sobre o tema abordado na cartolina.
Quarto momento: No dia posterior a esta aula, visitaremos com os alunos a igreja do bairro, a praça, e a fabrica para que os alunos as explorem concretamente na perspectiva da história.
Observação: Tal proposta foi elaborada com o objetivo de ser aplicada na escola municipal José Collier que se encontra no bairro da vila da fábrica na cidade de Camaragibe, pois a mesma é riquíssima dentro, da história da cidade.
Boa proposta, mas creio que a utilização das etapas da Educação Patrimonial a melhoraria de forma substancial.
ResponderExcluirQue tal iniciar com a 'observação' da igraja..., 'registrar' com os alunos as características dos bens, 'explorar' com as entrevistas, e então produzir o texto e ilustração...
Reelabore antes de aplicar!