Plano de aula
Tema: Conhecendo a História do nome da minha escola “Darcy Ribeiro”.
Professora: Daniela Maria Turma: 4ano (antiga 3º serie) Duração: 4 horas
Objetivo Geral: Promover informações sobre a identidade de Darcy Ribeiro, refletindo sobre a importância da escolha desse nome para a escola, objetivando compreender que a historia social se constrói a partir das historias dos sujeitos.
Objetivos específicos:
- Perceber a importância de conhecer a identidade do nome da escola
- Compreender que a História social se constrói através das histórias das pessoas, objetivando persebe-se como sujeito histórico.
- Identificar através das informações as contribuições do antropólogo Darcy ribeiro para a educação.
- Apresentar através de narrativas orais pontos importantes sobre as informações estudadas
- Fazer uma releitura sobre a história de Darcy ribeiro através de um texto narrativo com ilustrações.
Conteúdos:
História: Temporalidade, sujeito histórico, identidade, patrimônio cultural (imaterial).
Geografia: Leitura de mapas, espaço social.
Português: Leitura e interpretação de texto, Linguagem oral e escrita.
Arte: Releitura, desenho.
Recursos: mapa, texto sobre a história de Darcy Ribeiro Papel, ofício, cartolinas, cola tesoura etc.
Problematização: Qual a importância do nome das pessoas? Porque a escola de vocês tem o nome Darcy Ribeiro?
Organização do conhecimento:
1º MOMENTO
Nesse momento a professora iniciará uma roda de conversar partindo das problemáticas e de alguns questionamentos: Qual o nome de vocês? Por que e para que as pessoas têm nome? Qual o nome da escola de vocês? Através de intervenções necessárias, a professora começará a falar sobre à história de vida de Darcy Ribeiro e a sua importância para a história fazendo relação de que cada indivíduo tem com sua história, vivendo em tempo e épocas diferentes,neste momento a professora mostrará a turma o mapa apontando os estados em que Darcy Ribeiro esteve analisando a questão de lugar e tempo.
2º MOMENTO
A professora separara os alunos em dupla e entregará uma ficha contendo a história de vida de Darcy Ribeiro e pedira para que os alunos leiam e discutiam em alguns minutos. Em seguida a professora pedirá que cada dupla fale um ponto que considerou importante sobre o que leu. A partir desde momento a professora conduzirá a aula de acordo com as duvidas e curiosidades dos alunos em relação aos diferentes temas históricos na qual Darcy esteve envolvido.
3º MOMENTO
Depois da discussão a professora pedira para que as mesmas duplas (através de releitura) produzam uma narrativa com ilustrações sobre o tema abordado na aula para ser exposto no mural da Escola.
Avaliação:
A avaliação será de forma processual com base na participação e interação dos alunos, as falas das duplas e as narrativas (releitura) da historia de Darcy Ribeiro.
Referencias:
DARCY, R, Antropólogo e Educador Brasileiro, UOU Educação Biografias
http://educacao.uol.com.br/biografias/darcy-ribeiro.jhtm 20/11/11
FOSENCA, S.G Aprender a contar, a ouvir, a viver as narrativas como processo de formação. Coleção Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações/Ima passos Alencastro Veiga (org.), - Campinas, SP: Papirus, 2006-(Coleção Magistério; formação e trabalho Pedagógico).
Nenhum comentário:
Postar um comentário