segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Relatório

APRESENTAÇÃO
Este relatório apresenta os resultados da realização de uma aula, atividade sugerida na disciplina Metodologia do Ensino da Historia II.  Aplicada em uma turma do 4°ano de uma escola da Municipal da Cidade do Recife. Aula esta que teve como principal objetivo Promover informações sobre a identidade de Darcy Ribeiro, refletindo sobre a importância da escolha desse nome para a escola, objetivando compreender que a historia social se constrói a partir das historias dos sujeitos.  Nesse contexto, apresenta-se ainda uma discussão sobre o que foi adquirido na disciplina com a realidade de sala de aula.
  MÉTODOS E TÉCNICAS
A aula foi organizada em três momentos. No primeiro momento, iniciou-se uma roda de conversar partindo das problemáticas e de alguns questionamentos. A partir disso foi apresentado a historia de vida de Darcy Ribeiro e sua importância para a história fazendo relação de que cada indivíduo tem com sua história, vivendo em tempo e épocas diferentes. Fazendo relação com a mostra do mapa apontando os estados em que Darcy Ribeiro esteve analisando a questão de lugar e tempo.
No segundo momento, em duplas ocorreu a leitura da história de vida do antropólogo Darcy Ribeiro. Em seguida cada dupla falou um ponto que considerou importante sobre o que leu. A partir desde momento ocorreu um dialogo conduzido pelas duvidas e curiosidades dos alunos sobre os diferentes temas históricos na qual Darcy esteve envolvido.
No terceiro momento, as mesmas duplas através de uma releitura produziram uma narrativa com ilustrações sobre o tema abordado na aula. Em seguida essa produção foi exposta no mural da Escola.
   RESULTADOS
De inicio fiz um plano de aula, mas dentro das possibilidades tive que refazer o plano a ser aplicado que estar postado neste blog http://danielapedagogia.blogspot.com/
Após a realização da aula utilizando as narrativas (oral e escrita) através da História do antropólogo Darcy Ribeiro,o qual deu origem ao nome da escola que foi aplicada aula.Foi possível fazer com que a turma refletissem sobre a importância da identidade de cada um e também sobre o porque do nome da escola,percebi através do texto sobre Darcy Ribeiro que os alunos se apropriaram tanto da história desse personagem compreenderam a valorização de sua identidade como também perceberam que a história social se constrói com história de pessoas reais.

DISCUSSÃO
Diante desses resultados observamos que trabalhar com narrativas (orais e escritas) em sala de aula permite desenvolver nos sujeitos habilidades de linguagem oral e escrita como também fazer com que os alunos se percebam como ser histórico e compreendam o processo social da história através do contexto social de cada sujeito. Também não podemos esquecer-nos da apropriação e valorização desses alunos com os patrimônios culturais existente no seu contexto social no caso desses a escola que estudam. Para concluir ainda acrescentamos que segundo Veiga as narrativas na sala de aula permite a percepção dos sujeitos como ser histórico
Referência:
DARCY, R, Antropólogo e Educador Brasileiro, UOU Educação Biografias     
http://educacao.uol.com.br/biografias/darcy-ribeiro.jhtm 20/11/11

FOSENCA, S.G Aprender a contar, a ouvir, a viver as narrativas como processo de formação. Coleção Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações/Ima passos Alencastro Veiga (org.), - Campinas, SP: Papirus, 2006-(Coleção Magistério; formação e trabalho Pedagógico).



Um comentário: